A Importância de Steve Jobs para o Empreendedorismo

Written by on 03/04/2013 in Artigos - 1 Comment
Steve Jobs

Steve Jobs foi um dos nomes mais importantes do século XXI, uma era cercada por grandes homens que mudaram tantas vezes o rumo da história, Jobs foi um destes, que garantiram um futuro diferente e com outra perspectiva. Pois, existem pessoas que além de modificar uma tendência, conseguem abrir os olhos dos seus demais, fazendo com que eles vejam as possibilidades que existem e devem ser aproveitadas.

Jobs ditou rumos e criou tendências, popularizando a tecnologia como algo altamente utilizável em qualquer lugar, portátil e feito para que o seu dono tivesse uma vida mais prática nos serviços que eram por ele oferecidos. Com criações e adaptações muito criativas e geniais, o futuro da sua empresa era o pleno sucesso. A Apple se tornou na grande marca das últimas décadas.

Mas, as habilidades de Jobs transcendem as barreiras da tecnologia. Para que ele alcançasse um sucesso tão grande com seus produtos e sua marca, havia a necessidade de um algo a mais. Esse algo a mais era o espírito empreendedor que havia dentro dele e que influenciou toda uma geração de empreendedores.

A importância de Steve Jobs para o empreendedorismo é enorme e definitiva, todos que abrem o seu negócio, sua startup, tem em mente pelo menos algum “mandamento” do sábio Jobs.

A HERANÇA DA CONTRACULTURA

Jobs era mais um herdeiro da contracultura do século XX nos Estados Unidos e toda essa filosofia encontrada naquela época serviu para definir o padrão de Steve Jobs que influenciou a tantos posteriormente. A sua abordagem mais comunicativa, menos formal e bastante pessoal, fez com que a sua empresa tivesse outra cara. Fez com que a sua empresa tivesse a sua cara, a sua personalidade.

Essa comunicabilidade definiu a cara das novas empresas e startups do finalzinho do século XX e destas primeiras décadas do século XXI. A formalidade é quase encarada, entre as empresas de tecnologias e empreendedoras, como algo incoerente com toda a proposta que é apresentada.

Isso porque a maioria de empresas deste tipo necessitam da comunicação para poderem se destacar dentre as demais. Atualmente a comunicação é exacerbada, fácil, em todos os cantos do mundo você pode se comunicar com alguém. Então, é um meio muito usado por todas as empresas. Naturalmente essa característica se torna algo imprescindível.

A herança revolucionária que se ergueu na contracultura com Jobs e com outros grandes visionários da tecnologia popular está mais forte do que nunca nos dias atuais e isto nós podemos atribuir, claro, a Steve Jobs.

A ESPERANÇA E A PACIÊNCIA

Steve Jobs passou por maus bocados até chegar ao posto de guru da tecnologia e dos empreendedores. Foram muitas situações desagradáveis que poderiam fazer uma pessoa desobstinada desistir dos seus sonhos. Porém, estamos falando de Jobs.

Ele sabia que teria que passar por inúmeros infortúnios para que pudesse chegar ao posto que ele sabia que poderia chegar. Ele queria mudar a sociedade através dos seus produtos e sabia que poderia fazer isto, mesmo quando foi demitido da sua própria empresa.

Um visionário nem sempre é entendido, uma vez que sua visão está bem à frente de seu tempo. Guarde esta frase para você. Um visionário com dedicação, persistência, esperança e paciência pode chegar muito longe, tão longe quanto Steve Jobs chegou.

Sobre o autor

Empresário, Administrador de Empresas, Pós-graduado em Marketing e Gestão da Inovação pela UFMS, foi trainee da AMBEV e Gerente da Incubadora Tecnológica de Campo Grande. Fundador e Presidente da Associação StartupMS, Diretor Regional da Associação Brasileira de Startups e Conselheiro da Anjos do Brasil MS. Atua em programas de denvolvimento e capacitação de empresas em inovação e tecnologia. Professor e Consultor nas áreas de empreendedorismo, inovação, marketing digital e desenvolvimento de modelos de negócio (BMG Canvas, Lean Startup e Validation Board).

One Comment on "A Importância de Steve Jobs para o Empreendedorismo"

Trackbacks for this post

  1. Como ter Ideias Inovadoras?

Leave a Comment